sábado, 16 de maio de 2015

SOBRADINHO SEDIA DISCUSSÕES SOBRE SEGURANÇA HÍDRICA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

 As atenções de hoje foram voltadas para a crise hídrica na bacia do São Francisco. Com o tema "Construindo alternativas para o enfrentamento dos impactos da baixa do Lago de Sobradinho", a Prefeitura de Sobradinho, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Consórcio Sustentável do Sertão do São Francisco, convidaram a comunidade sanfranciscana para refletir sobre os impactos da baixa do Lago de Sobradinho, com o objetivo de buscar alternativas que minimizem a problema da crise hídrica, incentivando práticas de consumo racional da água e provocar os órgãos responsáveis a implementar ações que solucionam as demandas das populações dos municípios ribeirinhos, tão castigados pela estiagem,dependentes dos ciclos das águas.

O SEMINÁRIO REGIONAL DE SEGURANÇA HÍDRICA, aconteceu durante todo dia de hoje no Auditório Memorial da Chesf, com apresentação de diversos painéis de discussão com os seguintes temas: Aspectos gerais da crise hídrica da Bacia do São Francisco- consequências e perspectivas; Monitoramento e Controle da Vazão do São francisco: A Hidroeletricidade Frente ao Múltiplo Uso; Projetos de Irrigação no Vale do São Francisco: Conflitos e Perspectivas diante da escassez Hídrica; Análise de Impactos dos Múltiplos Usos na Bacia do Rio São Francisco; O Agronegócio e os Recursos Hídricos: Ameaças e oportunidades; Potencialidades e vulnerabilidades da agricultura familiar no Canal Serra da Batateira;  Processos Hidrológicos do Semi-Árido e as Consequências para deplecionamento do Lago de Sobradinho; Sistemas de Manejo de Irrigação; Vulnerabilidades e Adaptações à escassez de Água;

Vulnerabilidade dos Sistemas de Abastecimentos de ÁGUA, Com Captações na margem do São Francisco.

Os debates, foram mediados e conduzidos por técnicos e gestores da CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, INEMA, EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, IF Sertão Petrolina, FUNASA. A Engenheira Agrônoma, técnica da Prefeitura de Sobradinho, Maysa Sanjuan, apresentou um estudo de caso mostrando a realidade da agricultura familiar no Canal Serra da Batateira, em Sobradinho.

"Estamos todos preocupados com a problemática da escassez de água na Bacia do Rio São Francisco, que tem causado graves consequências no Reservatório do Lago de Sobradinho. Este seminário possibilitou um diálogo com os órgãos relacionados e toda sociedade, sobre os impactos e consequências desta crise, que já se revela assustadora. Também foi possível construir uma discussão sobre um modelo de desenvolvimento que apresente ações efetivas e que atendam as demandas dos sistemas produtivos de agricultura familiar, projetos de piscicultura, outros projetos de irrigação e os sistemas de abastecimentos de água dos municípios da borda lago. Estamos bastante satisfeitos com o resultado e agradecemos a participação de todos os órgãos, municípios e demais segmentos da sociedade que contribuíram para o sucesso deste seminário ", ressaltou o Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti.

Como resultado do seminário, foi construída, conjuntamente a "Carta de Sobradinho", que traçou um diagnóstico da situação, apontando sugestões e alternativas de soluções para o problema, com base nas discussões e impressões dos técnicos, gestores, dos representantes das comunidades ribeirinhas e usuários da bacia do São Francisco. O Governo do Estado da Bahia foi representado por Marcelo Nunes de Abreu, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica. O Ministério da Integração Nacional indicou o Superintendente da CODEVASF, Alaor Grangeon.

Estiveram presentes e participando ativamente das discussões o Deputado Estadual de PE Odacy Amorim, Crisóstomo Lima, Deputado Estadual- BA, O Diretor de Águas do INEMA Bruno Jardim da Silva, Flávio de França Souza, da EMBRAPA, Edson Gonçalves, Gerente Regional da CHESF, Clóvis Manuel Carvalho da UNIVASF, entre outros técnicos e gestores que contribuíram com o debate. Todos os Prefeitos das cidades ribeirinhas marcaram presença ou foram representados por secretários municipais. Vereadores dos municípios da borda do lago, representantes dos pescadores, agricultores, psicultores, MST,   IRPAA, CBHL, CERB, IBAMA também prestigiaram o evento.

Por Sibelle Fonseca Ascom Sobradinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...