quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeito de Casa Nova espera equipe da CGU para investigar gestor anterior


O prefeito de Casa Nova, Bahia, Wilson Cota (PMDB), revela que o município está esperando uma equipe da Controladoria Geral da União (CGU) para fazer auditoria nas obras federais, saúde e educação dos últimos 5 anos. Durante entrevista no Programa Sem Meias Verdades, em uma rádio local, ele também comentou uma matéria publicada em jornal da região em que o ex-prefeito Orlando Xavier (PR) disse ter realizado um grande governo e deixado 6 milhões na prefeitura. Em resposta às declarações de Orlando o prefeito se pronunciou: “Ele disse isso e sabe que não é verdade. Esses 6 milhões que estão em Casa Nova, hoje, é de convenio da UPA, de creches e de quadras, recursos federais, administrados pela Caixa, não está em conta da Prefeitura. O prefeito não pôde colocar a mão naquele dinheiro, por isso ele está lá. Tudo isso é mentira esfarrapada desse ex-prefeito”.
Outras declarações de Orlando foram rebatidas por Cota. “Ele disse que não faltava nada em Casa Nova. Faltava sim, faltava inclusive responsabilidade. Empresas suspenderam seus trabalhos porque ele tinha que ter deixado restos a pagar e não fez, por conta disso as empresas não receberam, ele não deixou as coisas claras, mas já retomamos as obras. Outra mentira foi dizer que aconteceu transição, não aconteceu. Uma pessoa que não tinha conhecimento do assunto chegou e entregou a documentação, só isso”. Cota disse que está esperando a chegada de uma equipe da CGU, no dia 18, que virá fazer uma fiscalização em obras de convênios com governo federal e irá auditar também a saúde e a educação, para tanto o prefeito precisou ceder sua sala, já que os prédios da prefeitura foram deixados sem condição nenhuma de trabalho. “Cheguei em Brasília e o dono da empresa, que fez a ponte de Riacho Grande, estava lá dando parte do antigo prefeito que havia mandado sacar um cheque de 99 mil reais do último pagamento da obra. Quem denunciou foi o dono da empresa, a CGU vem pra fiscalizar tudo isso”.
Antes mesmo que a equipe chegue ao município, o atual prefeito já garantiu que tem 7 processos pra dar entrada no Ministério Público e na Polícia Federal. “É referente a algumas escolas, onde as ex gestoras não prestaram conta. As ex-diretoras, a ex-secretária de educação e o ex-prefeito vão ser intimados”. A indignação em relação às declarações de Orlando é grande. “Ele colocou umas fotos de ônibus que chegaram do governo federal como se fosse obra dele, fotos de quando os ônibus chegaram, mas encontrei alguns deles sem chave e sem pneu. A realidade da frota todo mundo conhece tem uma Patrol que até hoje não descobrimos onde jogaram o motor. Esses ônibus citados inclusive serviram a ele durante a campanha”. “A vinda da CGU facilita muitas coisas para nós já que juntamos uma farta documentação pra realizar auditoria, mas agora ela vai acontecer a nível federal”, falou Cota.
Primeiros meses de governo
O prefeito faz uma avaliação do que já conseguiu realizar em pouco mais de 60 dias de governo. “Mesmo diante de tanta dificuldade, já fizemos muita coisa. Limpamos a cidade, que ficou 4 anos com a sujeira tomando conta. A água era podre mas hoje ela é boa. Outra coisa que regularizei: a prefeitura não pagava as contas de água, isso não existe ela tem que pagar sim é um serviço que o SAAE presta e deve ser cobrado como de qualquer outro. Foram trocados os filtros e a água hoje é de qualidade”.
Foram dois pontos que Wilson Cota sempre defendeu em campanha a limpeza da cidade e melhoria da água, além disso, ele revela mais ações. “Consegui mil casas no Programa Minha Casa Minha Vida. Vou construir 7 escolas, fora 3 estaduais, mas aí estamos tendo outro problema. Nas administrações passadas os prefeitos doaram muitos terrenos da prefeitura, hoje, pra construir escola a gente tem que comprar o terreno. Nesse aspecto (educação) temos várias ações: entregamos a Plataforma Freire, estamos em contato com os reitores da UNIVASF e CEFET pra trazer essas instituições para Casa Nova”. “Estive na Codevasf, e eles revelaram que faltava documentação e solicitações pra que houvesse obra no município. Depois da minha ida lá já garanti mais de 3 mil cisternas e 3 adutoras, que vão beneficiar 27 comunidades”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...