domingo, 17 de maio de 2015

Com gol sem querer, Corinthians ameniza crise e derrota a Chapecoense

Foto: ESPN A atuação do Corinthians na noite deste sábado esteve longe de ser vistosa. Pelo contrário. A equipe do técnico Tite encontrou muitas dificuldades diante da Chapecoense, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e disputado em Araraquara. Graças a um gol sem querer marcado pelo colombiano Steven Menzona, porém, o Corinthians alcançou o seu segundo triunfo na competição nacional: 1 a 0.

Aos 28 minutos do primeiro tempo, Fábio Santos finalizou forte, a bola resvalou na cabeça de Mendoza e matou o goleiro Danilo, morrendo no fundo da rede. Depois disso, o placar não foi mais alterado. Desse modo, o Corinthians consegue amenizar um pouco o clima pesado que ronda o clube. Na última sexta-feira e neste sábado, torcedores corintianos protestaram contra o time a diretoria, cobrando explicações após a eliminação na Copa Libertadores, diante do Guaraní-PAR.

O time comandado por Tite soma seis pontos na tabela de classificação do Brasileiro, na liderança do torneio. Na estreia, o alvinegro tinha derrotado o Cruzeiro na Arena Pantanal, também por 1 a 0. Já a Chapecoense permanece com 3 pontos, depois de ter batido o Coritiba na estreia por 2 a 1.

Transferida para o interior em decorrência de punição desportiva pela presença de sinalizadores na torcida, ainda na edição passada, a partida foi bastante equilibrada e acabou sendo decidida graças a um desvio acidental de cabeça de Stiven Mendoza após finalização de Fábio Santos de fora da área, no primeiro tempo. Não fosse o toque no atacante colombiano, o arremate talvez nem fosse em direção à meta do goleiro Danilo, que se viu traído pela mudança de direção da bola.

A segunda etapa foi ainda mais fraca. Tite gastou as três substituições, a fim de imprimir melhor ritmo de jogo, mas o que se viu foi um Corinthians discreto, diante de uma Chapecoense limitada.

O terceiro compromisso da equipe alvinegra na competição será somente no próximo domingo, diante do Fluminense, no Maracanã. No mesmo dia, a Chapecoense (que também vem de uma eliminação, mas na Copa do Brasil) joga em Santa Catarina, contra o Santos.

O jogo

Neste sábado, a formação corintiana foi bem diferente em relação à derrota para o Guaraní, do Paraguai. O veterano Edu Dracena substituiu o contestado Felipe, que sentiu dor nas costas. Já Mendoza herdou a vaga de Renato Augusto, depois que o meia acusou trauma na perna esquerda. Por fim, Edílson ganhou a posição de Fagner na lateral direita.

De início, a formação funcionou bem, acuando o adversário em seu campo de defesa. Aos seis minutos, Guerrero arriscou da meia direita, e um leve desvio no caminho dificultou a defesa de Danilo, que, no minuto seguinte, teve trabalho novamente. Jadson aproveitou cruzamento de Edílson e cabeceou com perigo. O goleiro fez a defesa, e a bola ainda tocou o travessão.

Depois da pressão, porém, a equipe catarinense conseguiu equilibrar o jogo. Com números próximos de posse de bola, passou a aparecer mais no campo de ataque. Até que, aos 22 minutos, Roger escapou da marcação e chutou de bico, da entrada da área. No meio do gol, Cássio espalmou para frente e precisou de ajuda de Fábio Santos para afastar a bola da área.

Cinco minutos mais tarde, o Corinthians encontrou seu gol. Após dois escanteios consecutivos pela esquerda, a bola sobrou para Fábio Santos, pouco atrás da meia-lua. O lateral arriscou o chute e acertou a cabeça de Mendoza. O desvio no colombiano enganou o goleiro Danilo, que viu a bola tomar direção contrária e balançar a rede. A Chapecoense até tentou buscar o empate antes do intervalo, porém exagerou na quantidade de impedimentos e passes errados.

Se a primeira metade de jogo já havia sido apenas razoável, a segunda foi ainda pior. Tite sacou Elias, Mendoza e Malcom, dando lugar a Bruno Henrique, Emerson e Petros. A exceção na demonstração de vontade foi Guerrero, sem sucesso nas finalizações, contudo. Vinícius Eutrópio também gastou as três alterações, mas seu time quase não fez Cássio trabalhar.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 1 X 0 CHAPECOENSE

Local: Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)

Data: 16 de maio de 2015 (sábado)

Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)

Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Albino Andrade Albert Júnior (ambos de PE)

Cartões amarelos: Emerson (Corinthians); Apodi, Ananias, Bruno Silva (Chapecoense)

GOL: CORINTHIANS: Fábio Santos, aos 27 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Cássio; Edílson, Edu Dracena, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias (Bruno Henrique), Malcom (Petros), Jadson e Mendoza (Emerson); Guerrero

Técnico: Tite

CHAPECOENSE: Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vilson e Dener; Bruno Silva (Hyoran), Elicarlos, Gil (Neném) e Camilo; Roger (Bruno Rangel) e Ananias

Técnico: Vinícius Eutrópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...