sábado, 29 de dezembro de 2012

Os contrastes do semiárido: Riqueza e pobreza andam juntas


Enquanto a área irrigada vibra com os resultados da produção de frutos in-natura, resultado de uma grande insolação em nossa região, a área de sequeiro sofre com a escassez de água e alimentação para os rebanhos. Mas, isso faz parte dos contrates do semiárido da região do Vale do são Francisco, onde temos uma forte vocação na produção de uva que chega a produzir três safras por ano, diferentemente do Rio Grande do Sul que só produz uma safra, região de onde vinheram as primeiras videiras para o Vale do São Francisco, proporcionando riqueza à nossa cidade.
Já na região de sequeiro, o que se vê é uma grande escassez de água e muita pobreza nesse período de seca,onde os animais morrem por falta de alimentação e muitos agricultores até deixam os seus lugares de origem vindo para os bolsões de misérias dos grandes centros das cidades,  não desmerecendo o forte potencial de produção que a área tem, a exemplo da criação de caprinos e ovinos.                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...