quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ACM Neto participa de reunião com Wagner e Dilma sobre Salvador


Encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto.
Políticos discutiram projetos para mobilidade, orla marítima e encostas.ACM Neto, Jaques Wagner, Dilma Rousseff (Foto: Robert Stuckert Filho/PR)O prefeito eleito ACM Neto (DEM) participou de um encontro com a presidente Dilma Rousseff, mediado pelo governador Jaques Wagner (PT), na tarde desta quinta-feira (6). A reunião ocorreu no Palácio do Planalto. Eles debateram temas como infraestrutura para saúde, recuperação da orla marítima, parcerias para o metrô, outras obras para mobilidade urbana, além de recursos para encostas.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), o encontro durou mais de uma hora e, ao fim, o governador ressaltou que as divergências políticas não devem atrapalhar o desenvolvimento de políticas que ajudem a melhorar a estrutura da capital baiana. O prefeito eleito comemorou o trabalho conjunto também, segundo a Secom-BA.
ACM Neto e o Jaques Wagner tiveram uma primeira reunião oficial no dia 20 de novembro, em Salvador. O encontro durou quase duas horas a portas fechadas teve na pauta ações voltadas para a capital baiana, como o metrô, orla e carnaval 2013.
GestãoO prefeito eleito de Salvador entregou na  terça-feira (4), no Palácio Thomé de Souza, capital baiana, a sua proposta de reforma administrativa para o atual prefeito da cidade, João Henrique. O material deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.
Entre as propostas estão: aumento de onze para doze no número de secretarias, mas sem custos adicionais para os cofres públicos, e a atual Secretaria de Comunicação seria extinta para se tornar uma assessoria ligada diretamente ao gabinete do prefeito, em parceria com a Assessoria de Assuntos Institucionais e a Superintendência de Polícia da Mulher, que seria assumida pela vice-prefeita, Célia Sacramento.
Orçamento
No dia 1º de novembro, ACM Neto se encontrou com o atual prefeito de Salvador, João Henrique. Na ocasião, Neto anunciou que o ex-governador Paulo Souto será o coordenador da equipe dele no processo de transição.
O orçamento municipal previsto para 2013 é de aproximadamente R$ 4 bilhões, mas o endividamento da prefeitura compromete uma boa fatia desse valor e diminui o poder de investimento. Hoje, a dívida total do município é de quase R$ 1,3 bilhão.
João Henrique afirmou que vai entregar a prefeitura com os pagamentos da dívida em dia, como determina a lei. “Eu vou deixar para o sucessor, como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal, dívida zero. Nós não vamos deixar restos a pagar porque a Lei de Responsabilidade Fiscal determina assim. Se eu deixar alguma dívida corrente, eu tenho que deixar o dinheiro correspondente em caixa”, afirmou João Henrique.
O prefeito eleito ACM Neto disse que tem conhecimento da situação financeira do município e deixou claro que vai reduzir gastos no começo da administração. “Revisão de contratos, revisão de não ocupação de cargos de confiança. Nós vamos ser muito, mas muito firmes, nisso. De cortes em algumas áreas, como automóveis, gastos com energia, com água. Nós vamos dar um comando transversal para todas as secretarias de economia”, afirmou Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...