O prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, realizou, sexta-feira
(12), levantamento das áreas para instalação da Universidade Federal do
Vale do São Francisco (Univasf), no município. Acompanhado dos
professores da universidade, José Fernando Melo, Rogério Campos; do
assessor da gerência regional da Companhia Hidro Elétrica do São
Francisco (Chesf), Wadih Tavares; do Chefe de Gabinete, Alexandre Teles;
dos Secretários de obras, Evaristo Nascimento; de Administração Maísa
Sanjuan, de Planejamento, Cícero Alves; do presidente da Câmara de
Vereadores, Gabriel Lustosa; dos vereadores Cicero Ronaldo (Batata),
Olivar Rodrigues, Nivaldo Saldanha (Jeronimo) Jarques Canturil, Regis
Cleives, Adilson Ribeiro e Robson da Cruz; e do Grupo Gestor de Pesca, o
Chefe do Executivo afirmou que a chegada da universidade, na cidade,
proporcionará o desenvolvimento não só de Sobradinho, mas de toda a
região.
Segundo o Luiz Vicente, com a implantação do Campus da Universidade,
vários segmentos da sociedade poderão ser incluídos na discussão sobre
tecnologias de pescado e produção de energia renovável. "Por meio dessa
iniciativa, a população poderá contar com um local de produção de
conhecimento multi e interdisciplinar”, explica.
O professor da Univasf, Rogério Campos, informou que será encaminhando
para a reitoria, um relatório constando as características das áreas que
serão doadas pela Chesf para avaliação e escolha das futuras
instalações da Universidade. “Sobradinho tem características peculiares
que permitem a instalação de um Campus aqui no município; e esta
parceria entre prefeitura, Chesf e Univasf proporcionará agilidade no
processo”, defendeu o professor.
Além da questão pedagógica, como promoção de cursos, seminários,
conferências e exposições, a universidade também poderá ter outro lado
explorado, como prestação de serviços de consultoria, realização de pesquisas
e estudos, elaboração e acompanhamento de projetos. "Com a instalação
dessa universidade, haverá o desenvolvimento de ações relacionadas ao
aumento da capacidade de produção de alevinos, instalação de um parque
aquícola, para proporcionar melhores condições de produção e
comercialização do pescado, principal atividade do município que
contribuirão para a formação nas pessoas de uma consciência da
importância do desenvolvimento sustentável como fator de sobrevivência.
Certo da importância que a implantação dessa instituição tem para o
nosso município, peço especial atenção por parte das autoridades no
sentido de lutarmos juntos para efetivar esta instalação, Conclui o
prefeito.
(Lidiane Cavalcante Ascom Sobradinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário