Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense foram beneficiados com o atual regulamento e sonham agora com a possibilidade de conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil no mesmo ano, até aqui um feito inédito.
As cinco equipes vão entrar direto nas oitavas de final, podendo fazer apenas oito partidas para ficar com o título. O mesmo acontecerá com o Vasco, que acabou ficando com a vaga do São Paulo por ter sido o 5.º colocado no Campeonato Brasileiro do ano passado – o time paulista não poderá disputar a Copa do Brasil por já ter vaga na Sul-Americana.
A Copa Sul-Americana, aliás, ganhará novos participantes de acordo com o decorrer da Copa do Brasil, que agora também classifica times para a competição internacional – oito dos eliminados até a terceira fase que tenham ficado nas melhores colocações do Brasileiro de 2012 ficarão com essas vagas. Caso isso não seja possível, serão os melhores da Série B do ano passado que vão se classificar. Ou, se isso ainda não for suficiente, a CBF vai convidar os rebaixados para a Série B.
Foto: JF Diorio/Estadão - 11/07/2012
Dos 86 times que vão buscar a taça da Copa do Brasil, aqueles que começam com a pecha de favoritos são os mesmos de sempre, nada diferente das últimas edições. Mas, agora, tudo vai depender também do que acontecer na Libertadores. Grêmio e Atlético-MG, por exemplo, têm alguns dos melhores elencos da temporada e já concentraram suas forças na competição continental.
Assim, Flamengo, Santos, Cruzeiro e Botafogo, por exemplo, também partem com grandes chances de título. A Copa do Brasil, como todo mundo sabe, sempre guarda algumas surpresas, como a conquista dos azarões Santo André e Paulista, respectivamente em 2004 e 2005 diante da dupla Fla-Flu.
NOVAS DATASPor causa da Copa das Confederações, a data da Copa do Brasil também mudou. O Palmeiras, que ficou com o título em 11 de julho de 2012, espera agora estar na final do dia 27 de novembro, quando o campeão será conhecido. As oitavas de final estão marcadas para 21 e 28 de agosto – e será aí que o campeonato tomará mesmo forma, com todos os times em ação.
Após perder o patrocínio da Kia, a Copa do Brasil agora conta com o apoio da Perdigão e deve pagar ao campeão mais do que os R$ 4 milhões que o Palmeiras levou no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário