segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mercado eleva novamente previsão de alta para inflação

inflaçao As previsões do mercado financeiro para a inflação e para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano voltaram a piorar, segundo o relatório de mercado divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (11). O documento é fruto de pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

A expectativa dos economistas é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 8,29% neste ano – na semana anterior, a taxa esperada era de 8,26% para 2015. Foi a quarta alta seguida deste indicador. Para 2016, porém, a previsão dos economistas para o IPCA recuou de 5,6% para 5,51% na última semana. Se confirmada, a previsão do mercado para a inflação de 2015 (de 8,29%) atingirá o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%.

A expectativa oficial do governo para a inflação deste ano, divulgada recentemente por meio do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, está em 8,2%. A equipe econômica informou, na ocasião, que está utilizando as previsões do mercado financeiro em seus documentos.

Segundo economistas, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressiona os preços em 2015. Além disso, a inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada. (fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...