sábado, 18 de outubro de 2014

Manifestantes pedem justiça e a saída de secretário de saúde varzea alegre ce

manifesto2 Nesta manhã de sábado, João Ediglê Aguiar, 36 anos, pai de uma criança de um ano e dois meses que faleceu vítima de calazar nesta semana, comandou um protesto na cidade, cobrando da prefeitura municipal ações de combate à doença.

Com faixas e cartazes, os manifestantes partiram do trecho urbano da BR 230, próximo ao Hotel Municipal, passando pelas principais ruas da cidade. Em frente à prefeitura, fizeram apitaço e gritaram palavras de ordem pedindo justiça.

João Ediglê cobrou da prefeitura a construção de um canil, recolhimento dos cães em situação de rua, ação do prefeito Vanderlei Freire (PSD) para o problema e pediu a saída do secretário municipal de Saúde, Fernando Fernandes.

O protesto, que somou mais de 1.500 pessoas e foi acompanhado pela Polícia Militar, foi encerrado no Parque Cívico São Raimundo Nonato. _MG_0390 Calazar

Oficialmente, a Secretaria de Saúde reconhece três casos de calazar, sendo um no Juremal, um no bairro Grossos, e o caso do Riachinho, que a criança faleceu. Há quem diga que o número de casos pode ser maior.

O secretário de Saúde, Fernando Fernandes, falou que lamentava a morte da criança, mas disse que todos os cuidados estão sendo tomados para frear o avanço da doença em Várzea Alegre.

Prefeito

O prefeito da cidade, Vanderlei Freire (PSD), pediu abertura de sindicância para apurar o caso de calazar no qual a criança faleceu. Ele também deu garantias de que o município não é omisso nesse caso. Sobre a construção de um canil, Vanderlei Freire falou que não há recursos suficientes para a obra, que além da estrutura física, demanda formação de uma equipe complexa. Para o prefeito, a solução será convencer prefeitos de municípios da região para a construção de um centro de zoonoses que funcione de forma consociada. Ele argumentou também os limites impostos pela legislação de proteção aos animais que impede ações mais duras para conter a superpopulação canina da cidade.

Criança viva

Ao convocar a população para a manifestação que ocorreu nesta manhã, na noite desta sexta-feira, 17, João Ediglê disse em carro de som que a criança que havia contraído calazar no bairro Grossos tinha falecido. Em nota, a Prefeitura desmentiu o fato e confirmou que a criança citada por Ediglê e que estava em tratamento no Hospital São Francisco, na cidade do Crato, recebera alta na quinta-feira, 17, e já estava sob os cuidados da família. A mãe gravou um depoimento que foi publicado na página da prefeitura no facebook confirmando que a criança está viva e bem.

*Fotos Laece Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...