domingo, 12 de outubro de 2014

“Indico suco de uva integral em quase todas as minhas dietas”, diz nutricionista

imagem A nutrição funcional, que investiga sintomas e características de cada indivíduo com intuito de sugerir os melhores alimentos para equilibrar o organismo, encontrou no suco de uva 100% integral um de seus maiores aliados. “São tantos benefícios à saúde que parece propaganda da indústria alimentícia. A verdade é que a bebida garante energia, traz benefícios ao coração, fígado e sistema circulatório, retarda o envelhecimento, previne doenças degenerativas e ajuda a emagrecer. São várias as pesquisas que comprovam esses dados e indico em quase todas as minhas dietas”, destacou a nutricionista e colunista Mônica Metzgerlang. imagem1 Segundo a especialista, além de saboroso, o suco de uva tem como diferencial a alta concentração de resveratrol – um potente antioxidante que, entre outros benefícios, reduz a quantidade de radicais livres no sangue. “As doenças em geral e obesidade estão relacionadas ao aumento dessas substâncias no organismo, que causam o que chamamos de estresse oxidativo. Essa condição pode causar problemas cardiovasculares, aumento no colesterol e na pressão arterial, um desequilíbrio orgânico geral. Então indico o suco pela fácil aceitação – é gostoso! – e porque diminui a necessidade de uma suplementação do resveratrol isoladamente, que não é barata”, destacou.

Mas nem só de antioxidante se garante o suco de uva. A bebida possui todas as vitaminas do complexo B, vitamina C e magnésio, nutriente normalmente deficitário na alimentação do brasileiro. Praticantes de atividades físicas podem adotar o suco antes e depois dos exercícios: o ácido nítrico presente em sua composição promove a vasodilatação das artérias, melhorando a circulação sanguínea. No pós, destaca-se por ser um carboidrato de rápida absorção – um benefício para os corredores.

Porém não é pra sair tomando litros para garantir os benefícios: a cota deve ser adaptada para que o índice glicêmico do produto não boicote dietas em que o objetivo é de perda de peso. “Um copo do suco integral possui de 140 a 170 calorias. Então, geralmente, diminuo a quantidade para 100 ml por dia, sirvo com água com gás e gelo, ou adiciono fibras. Uma boa receita é o sagu de chia: basta misturar uma colher de sopa da semente ao suco. Ela libera lignana, que controla a absorção da glicose. Com uma dieta equilibrada, a bebida pode ser ingerida sem problemas até por diabéticos”, indicou.

Para a diretora administrativa da fábrica de suco de uva integral Grand Valle, Lara Secchi, o maior conhecimento sobre estes benefícios tem se revertido no aumento do consumo do produto em todo o país. “Dados da Associação Gaúcha de Viticultores (Agavi) indicaram que a comercialização de suco de uva 100% integral apresentou alta de 18,68% no primeiro semestre de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. É um ótimo momento para o setor e ficamos muito felizes em saber que os nossos clientes estão adquirindo mais saúde e vitalidade. Acreditamos plenamente que o suco de uva é um presente da natureza”, destacou.

Primeira fábrica de suco de uva 100% integral da Bahia, a Grand Valle libera a partir de outubro as unidades fruto de sua segunda safra. “O clima é mais favorável para a produtividade da lavoura no segundo semestre, com uvas que colorem melhor e que chegam mais rápido ao brix, grau ideal de doçura”, destacou o agrônomo da fazenda, Paulo Fairon. A expectativa é produzir mais 50 mil litros e, a partir de 2015, duplicar sua produção – passando de 100 para 200 mil litros/ano em uma plantação de 8.4 hectares. A fazenda e a fábrica estão localizadas no município de Casa Nova/BA.

O suco de uva GrandValle diferencia-se pela ausência da cristalização no fundo da garrafa e o fato de conter, em 1 litro, cerca de 2kg de uva.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...