sábado, 7 de dezembro de 2013

COPA DO MUNDO: BRASIL ENFRENTARÁ CROÁCIA EM ESTREIA. MÉXICO E CAMARÕES TAMBÉM FAZEM PARTE DO GRUPO

O Brasil já conhece seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. A Seleção de Luiz Felipe Scolari, cabeça de chave do Grupo A, estreia contra a Croácia, em 12 de junho, em São Paulo; faz a segunda partida contra o México, em 17 de junho, em Fortaleza; e depois pega Camarões, em 23 de junho, em Brasília.

Os croatas já foram adversários do Brasil na estreia da Copa de 2006 - perderam por 1 a 0, com gol de Kaká. Já os mexicanos são tradicionais "carrascos" da Seleção em tempos recentes, enquanto Camarões é mais lembrado por eliminar o time verde-amarelo da Olimpíada de 2000, nas quartas de final.

Confira todos os grupos da Copa do Mundo de 2014:
 
GRUPO A: Brasil, Croácia, México e Camarões 
GRUPO B: Espanha, Holanda, Chile, Austrália 
GRUPO C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão
Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália
Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras
Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria
Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos
Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.
Foto: Terrra

DEPUTADO AMAURI (PT/BA) SE REÚNE COM PRESIDENTE DA CONAB PARA TRATAR DA DISTRIBUIÇÃO DO MILHO

 O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) se reuniu na tarde desta quinta-feira (05/12) com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, e o Superintendente de Abastecimento Social da Conab, Antônio Vilson Gauchê, na oportunidade o parlamentar demonstrou sua preocupação com a escassez do milho subsidiado que está sendo vendido a baixo custo para os agricultores atingidos pela seca. Amauri esteve no final de semana na região de Jacobina na Bahia e os agricultores chamaram sua atenção para a preocupação com a quantidade de sacas e se o milho disponível seria suficiente para atender a região e o estado da Bahia. “Estou preocupado com a questão do milho, a quantidade e os postos de distribuição, o de Ponto Novo, por exemplo, foi fechado e esses agricultores estão se dirigindo para a região de Jacobina”, informou Teixeira.

Ele alertou ainda para um fato, “apesar de ter chovido em algumas regiões a chuva não foi geral e mesmo onde choveu os resultados não são imediatos. Em cidades como Ipirá, Jacobina, Miguel Calmon, Piritiba, Mundo Novo, Senhor do Bonfim, não choveu nada, foram dois anos de seca, o gado está debilitado e precisa desse milho”, destacou. Rubens esclareceu que em 2013 houve um aumento significativo dos recursos destinados à Bahia, o número saltou de 27 para 115 mil toneladas somente em 2013, sem contar as 25 toneladas que foram uma doação Governo do Estado, ele informou que há ainda um saldo residual. Ele se comprometeu também a acompanhar a situação de Jacobina e aumentar o repasse de milho de forma a compensar o fechamento do posto de distribuição de Ponto Novo.

Indicações à Presidência da República

Logo após o término da reunião Amauri fez encaminhamentos à presidenta da República Dilma Rousseff, através da indicação 5557/13 o parlamentar sugeriu a renovação da Portaria Interministerial nº 985 de 08 de outubro de 2013, publicada no que estabelece parâmetros de Política de Garantia de Preços Mínimos e da liberação de milho em grãos dos estoques públicos amparados na área da SUDENE até 28 de fevereiro de 2014. “É de extrema importância que o Governo Federal continue criando e mantendo os mecanismos que ajudem os produtores rurais do nordeste atingidos pela seca, pois essa é a justa maneira de garantir condições para da uma vida digna aos pequenos agricultores e agricultores familiares”, defendeu Teixeira.

O parlamentar encaminhou também a indicação 5556/13 na qual sugere a edição de uma Medida Provisória para autorizar a compra de 550 mil toneladas de milho para atender a toda a região contemplada pela Sudene. “Apesar de ter chovido em algumas regiões do estado da Bahia, isso não resolve de imediato a situação, o pasto não brota rapidamente, inclusive a ponta do capim não é apropriada para o consumo pois o gado está debilitado, é preciso tomar providências para garantir ao pequeno produtor, o necessário para que ele não tenha ainda mais prejuízos”, defendeu.

SDS DEFLAGRA OPERAÇÃO RESTAURAÇÃO EM TRINDADE

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (06), em mais um trabalho conjunto realizado pelas Polícias Civil e Militar, dentro do planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social, foi deflagrado no município de Trindade, Sertão do Estado a “OPERAÇÃO RESTAURAÇÃO”, com objetivo de identificar e prender uma associação criminosa, com pessoas envolvidas na prática de homicídios.

Coordenada pela 24ª Delegacia de Homicídios da cidade de Araripina, a operação teve como resultado a prisão de seis pessoas com envolvimento em homicídios nas cidades da região do Araripe. Foram presos:  Regivan de Souza Alves, conhecido por “Flamengo”, de 28 anos, José Albino Saturnino, o “Papilo”, de  22, Paulo Bruno Pereira, de 18, Rafael da Silva, com 26, Antonio de Souza Silva e Newilton Ferreira Guimarães, (idades não informadas).

 Além das prisões foram apreendidos um rifle calibre .32 com luneta  de precisão, um colete balístico, cinco motos que provavelmente eram utilizadas nos homicídios da cidade de  Trindade e  Santa Cruz, e um carro . A polícia civil continua em diligencias para identificar outras pessoas com envolvimento na prática de homicídios nas cidades que compõe a 24ª Delegacia Seccional de Araripina.

Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Valdemar Costa Neto renuncia ao mandato de deputado federal

Valdemar Costa NetoValdemar Costa NetoSTF determinou nesta quinta-feira a prisão de Costa Neto, que é um dos condenados no processo do mensalão.
Arquivo /J. Batista
Valdemar Costa Neto
Costa Neto: renúncia evita "constrangimento institucional" ao Parlamento.
O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) apresentou carta de renúncia ao seu mandato, que foi lida nesta quinta-feira (5) em Plenário pelo deputado Luciano Castro (PR-RR).
O pedido de renúncia ocorreu após a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua prisão. Costa Neto já se apresentou no presídio da Papuda, em Brasília, segundo informações da Polícia Federal.
Valdemar Costa Neto é um dos condenados no processo do mensalão (Ação Penal 470). Recebeu pena de sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A renúncia encerra qualquer possibilidade de processo de cassação do mandato pela Câmara. Na carta, o deputado diz que renunciou para não impor ao Parlamento “mais um constrangimento institucional”.
Costa Neto também alega inocência. “Reitero que fui condenado por crimes que não cometi. Serenamente, passo a cumprir uma sentença de culpa, flagrantemente destituída do sagrado duplo grau de jurisdição”, diz a carta.
Ele é o segundo deputado a renunciar ao mandato depois de condenação no processo do mensalão. Nesta semana, o então deputado José Genoino (PT-SP) também renunciou para evitar o processo de cassação.
Costa Neto já havia renunciado ao mandato de deputado federal em 2005, após ter o nome associado, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, ao escândalo do mensalão, o mesmo que deu origem ao processo no Supremo Tribunal Federal.
Suplente
O suplente de Costa Neto é Hélcio Silva (PT), atual vice-prefeito de Mauá (SP), que terá que se desligar do cargo para assumir o mandato de deputado federal.

PREFEITURA DE PETROLINA SOLICITA A CODEVASF ESTUDO DE SOLOS PARA PROPRIETÁRIOS DO PROJETO PONTAL


Diante das situações vividas por proprietários de terras cedidas ao projeto irrigado Pontal, a Prefeitura de Petrolina solicitou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) um estudo de solos com o intuito de distribuir água de acordo com o tamanho da propriedade. Para atender a solicitação, a CODEVASF determinou um especialista em solos para realizar o estudo.
A solicitação ocorreu em uma reunião entre representantes da prefeitura, da CODEVASF e da Associação do Riacho dos Cavalos, localidade do canal. Conforme combinado, a CODEVASF já designou o especialista em solo, Juvenilson Andrade, que começará os trabalhos, nesta segunda-feira (9), nas propriedades.

Ao todo, 27 proprietários vinham reivindicando um acordo realizado pela CODEVASF, onde a instituição compraria uma faixa de 100 metros de largura de cada propriedade para a construção do canal e deixaria uma tomada de água por cada lote que passasse. De acordo com o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho, as obras do canal foram concluídas em 2001 e a compensação ainda não foi realizada. “Foi acordado que cada proprietário receberia uma quantidade de água equivalente para irrigar seis hectares, mas ao longo dos anos o acordo não foi cumprido. Na reunião com a CODEVASF-3ª SR, ficou bastante claro que o acordo com os 27 proprietários será cumprido na íntegra”, frisa. 
Ascom - Prefeitura Municipal de Petrolina

DIA DO MÉDICO DE FAMÍLIA

Hoje, dia 5 de dezembro, data de fundação da SBMFC (em 1981), é celebrado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade. Em 2011, a residência médica em medicina de família e comunidade foi a que mais aumentou no país, provando que ainda existe muito amor e dedicação no mundo! O nosso muito obrigado a quem acredita nessa linda profissão.

No Vale do Sâo Francisco, a residência em Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF possui quatro anos e hoje conta com cerca de 15 residentes atuando e se formando na rede da Atenção Primária à Saúde em Petrolina e Juazeiro.
 
Aristóteles Cardona Júnior
 
Médico de Família e Comunidade - Petrolina/PE
Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mantega: não há dúvida que economia está crescendo

Guido Mantega reafirmou que não há dúvidas que a economia está crescendo (Foto: Agência Brasil)O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou nesta quinta-feira, 5, que não há dúvidas que a economia está crescendo, com uma alta do PIB de 2,3% anualizada e com investimentos subindo de 6% a 7% em 2013. Ele admitiu, no entanto, que a economia cresce "talvez não na velocidade que gostaríamos", mas ressaltou o cenário de pleno emprego no Brasil. "Não acredito que as empresas contratem os trabalhadores para fazer jogos de futebol. Elas contratam porque precisam dos trabalhadores e porque a economia está caminhando, talvez não na velocidade que gostaríamos", disse. "Conseguir o pleno emprego é a melhor coisa que tem."

Mantega avaliou ainda que, se a economia não melhorar, o governo continuará lutando para manter a população empregada e com melhoria de renda e que o Brasil tem se saído bem diante de um cenário difícil. O governo, segundo ele, tem sido transparente com as atividades e os números.

Ele voltou a afirmar que as concessões de infraestrutura estão dando certo e que irão movimentar US$ 250 bilhões a partir de 2014. "Grupos estrangeiros não jogam dinheiro foram. Estamos com uma previsão de investimento externo de US$ 65 bilhões e quem faz negócio no Brasil não fica olhando fofoca, conversa de botequim", concluiu Mantega dizendo que o Brasil é um país seguro e confiável.  (Foto: Agência Brasil)

Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS

Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS (Foto: Divulgação) Brasileiros que tiveram contrato formal de trabalho em regime CLT entre 1999 e 2013 e, consequentemente, contribuíram com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), precisam ficar atentos. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável até então pela correção monetária de precatórios e do FGTS, como inconstitucional e ilegal.

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999 a 2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam", explica o especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, Dr. Robson Amador.

Por causa da mudança, todos as pessoas que trabalharam nos últimos 14 anos, inclusive os aposentados, podem entrar com ação judicial para pedir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A estimativa é que a diferença percentual entre o que o trabalhador de fato recebeu, e o que deveria ter recebido, varia de 60% a 80%, dependendo dos meses e dos anos trabalhados.

A partir de agora, o índice escolhido para a correção monetária do FGTS será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período", relaciona o especialista em Direito Tributário.

Aposentados e contribuintes que já tenham sacado o Fundo de Garantia também têm direito à revisão. O pedido pode ser feito em até 30 anos. Para entrar com a ação, o trabalhador deve obter os extratos do FGTS de 1999 a 2013 junto à Caixa Econômica Federal, RG, CPF, comprovante de residência procurar um advogado especialista."A partir dos extratos, haverá uma comparação entre o índice que foi aplicado e o índice que deveria ter sido utilizado. A partir daí será calculada a diferença", esclarece Robson Amador.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

O FGTS foi criado em 1966 por meio da Lei 5.107, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, é a Lei 8.036/1990 que regula o FGTS e faz menção à correção monetária. O Fundo de Garantia é uma conta aberta pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para que seja depositado mensalmente 8% do salário, mais atualização monetária e juros.

Como surgiu a Taxa Referencial?

A Taxa Referencial é originária da Lei 8.177, que foi criada em 1991, no Plano Collor II. A iniciativa fez com que os valores recolhidos do FGTS não refletissem os índices oficiais da inflação, o que causou prejuízo aos trabalhadores.

Maçã pode virar nova cultura no Vale do São Francisco

imageIniciada na década de 1970, a produção de maçãs no Brasil ganhou incentivos fiscais e apoio à pesquisa e extensão rural. Por isso a Região Sul potencializou a produção da fruta, fazendo com que o país deixasse de ser importador e passasse a abastecer o mercado interno. De acordo com a Embrapa, a maçã brasileira evoluiu tanto que conquistou os consumidores de outros países, a exemplo dos europeus, que importam de 10 a 20 % da fruta.

Em Petrolina, Sertão pernambucano, mangas e uvas ocupam posições de destaque no ranking de exportação. Através da Embrapa Semiárido, estudos foram realizados para verificar a viabilidade econômica das maçãs. A pesquisa começou por uma demanda da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em 2007, que tinha como meta buscar novas alternativas de culturas para a região.

As macieiras em testes no Sertão são variedades desenvolvidas no Sul do Brasil, entre elas Patrícia (criada no Instituto Agronômico do Paraná), Julieta (criada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Eva (também criada no Instituto Agronômico do Paraná). Segundo o pesquisador da Embrapa responsável pelo estudo, Paulo Roberto Coelho Lopes, a maçã da variedade Eva, que está sendo colhida, é bem aceita no mercado.                        imagem “As variedades que nós temos produzido no Vale do são Francisco são aquelas de baixa exigência de frio que tem um nicho de mercado. Quando a maçã nacional está com muito tempo de câmara fria, entra no mercado a nossa maçã colhida recentemente, suculenta, doce e conquista os consumidores”, explicou Paulo Roberto.

Usando a irrigação por gotejo (método econômico que leva a quantidade de água adequada para a planta, além de evitar a evaporação e vazamentos), o pesquisador garante que o clima da região permite plantar em qualquer mês. “Na nossa condição climática não existe registro de outras regiões, com o clima similar ao nosso que haja produção de maçã”, relatou o pós-doutor da Embrapa.

O experimento

O produtor Valdir Moura de Carvalho é o proprietário da área de 0.4 hectare, localizada no Núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho, onde a cultura de maçãs está em teste. Mesmo tendo a uva como o grande potencial, ele agora aposta na fruta.

O resultado de dois anos de trabalho anima o produtor que planeja aumentar o espaço em 2015 para 5 hectares. “Eu acho que é mais uma alternativa para o Vale do São Francisco. Além da manga e da uva, a maçã é uma opção excelente”, garante Valdir.

O mercado

Das maças comercializadas no Nordeste, a maior parte vem dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, mas ainda há produção vinda do Sul de Minas Gerais, Chapada Diamantina-BA e São Paulo. Segundo Paulo Roberto, ainda não há uma perspectiva concreta de impacto na economia da região com a produção local da fruta. Mas o pesquisador esclarece que foi iniciando outro estudo de custos para avaliar a viabilidade econômica da cultura na região.                                                                                                        imageNa cotação de preços desta quarta-feira(04), no Mercado do Produtor de Juazeiro-BA responsável pela comercialização de frutas e verduras da região, o quilo da maçã custa em média de R$ 3,78 a R$ 5,56, dependendo da variedade.

A do tipo ‘Julieta’ já está na segunda colheita em Petrolina. Na primeira, a perspectiva era colher 20 toneladas, mas a produção superou as expectativas. Foram 40 toneladas, o que significa 22 kg da fruta por planta. De acordo com o produtor Valdir, dessa primeira leva das frutas, a maior parte já foi vendida para os estados da Bahia e Piauí. (G1 Petrolina)

Joaquim Barbosa manda prender mais quatro réus condenados no mensalão

imageO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (5) a prisão de mais quatro réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Os mandados de prisão foram encaminhados para a Polícia Federal. No dia 15 de novembro, Barbosa determinou a prisão de outros 12 condenados.

Com a decisão, tiveram a prisão decretada: deputado Federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e 10 meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro , em regime semiaberto; Pedro Corrêa, ex-deputado federal (PP-MT), condenado sete anos e dois meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Bispo Rodrigues, ex-deputado federal do PL (atual PR), condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, condenado a oito anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.imageSomente Samarane cumprirá a pena em regime fechado por ter recebido pena maior de oito anos. Os demais, com penas abaixo de oito, ficarão em regime semiaberto. De acordo com a Lei de Execução Penal, condenados em regime semiberto podem trabalhar dentro do presídio, em oficinas de marcenaria e serigrafia, por exemplo, ou externamente, em uma empresa que contrate detentos.

Os réus João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses de prisão; o ex-assessor parlamentar do PP João Claudio Genu, condenado a quatro anos; e o ex-sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg, condenado a três anos e seis meses, ainda poderão recorrer em liberdade, por terem direito aos embargos infringistes, outra fase de recursos do processo. (Agência Brasil)

Nelson Mandela morre aos 95 anos

O líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, onde havia sido levado no dia 1º de setembro após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar. De acordo com o comunicado oficial divulgado no dia da transferência, Mandela continuava apresentando complicações pulmonares. "O estado de saúde de Mandela continua crítico e, às vezes,  instável. No entanto, sua equipe médica está  convencida de que ele receberá o mesmo nível de cuidados intensivos em sua casa", dizia o texto.
De acordo com o jornal local The Sunday Times, uma pessoa próxima à família afirmou que Mandela teria "parado de falar" no dia seguinte à hospitalização. O ex-presidente tinha 94 anos e vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano. Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.
A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...