segunda-feira, 27 de maio de 2013

SAAE de Casa Nova participa de Feira Nacional de Saneamento

                                                O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Casa Nova, Ciro Viana, acompanhado do técnico em saneamento, Flávio Humberto, do tesoureiro, Donizette Felipe e do coordenador, Samuel Rabelo, participou da 43ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Básico – ASSEMAE e da Feira de Saneamento que aconteceu em Vitória, Espírito Santo, na última semana.

De acordo com Ciro Viana, a participação dos gestores do SAAE de Casa Nova é muito importante, pois propicia uma interação maior com o que está acontecendo no setor, o que possibilita novas ações no serviço da cidade. “Na Feira podemos conhecer soluções, novidades e trocar experiências. É muito interessante. Aqui, podemos aprimorar nossos conhecimentos para levar ao povo da nossa cidade um serviço de qualidade como é a orientação do governo Wilson Cota, por isso, fiz questão de trazer uma parte da equipe para que pudéssemos ter novidades em todos os setores”, pontua.

O evento, que teve como tema 'Saneamento para Todos com Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Qualidade' , contou com a presença de autoridades do estado, do governo federal, gestores de serviços de saneamento, técnicos de empresas, estudantes, somando mais de dois mil participantes. Foram realizados seminários, mesas-redondas e painéis com vários assuntos do setor de saneamento, além de exposições de novas tecnologias, equipamentos e experiências na área de saneamento, tendo participado do evento várias empresas públicas municipais de saneamento.

A liberação de recursos do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) foi um dos grandes temas debatidos na Assembleia, já que o setor ainda tem carência de investimentos para ampliar a infraestrutura e atingir as metas da universalização dos serviços. . O Plansab propõe metas para o acesso da população aos serviços dentro de um horizonte de 20 anos. A proposta está em construção e contou com grupos de trabalho formados por governo e sociedade, realização de audiências públicas e consultas. A estimativa de investimentos é na ordem de R$ 500 milhões para todo o período de planejamento, até o ano de 2033.

De acordo com o presidente nacional da ASSEMAE, Sílvio José Marques “embora o acesso ao saneamento básico tenha sido ampliado nas últimas décadas, o déficit ainda é bastante significativo e abrange milhões de pessoas vivendo em ambientes insalubres. As deficiências do sistema de saneamento atingem, principalmente, as populações de renda mais baixa e de menor escolaridade, e as periferias urbanas, além da população rural”.

Outro assunto bastante debatido no encontro, foi a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico que tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais . Segundo Ciro Viana, o assunto será tratado e debatido junto ao prefeito e a sociedade civil, pois, a partir de 2014, todos os municípios brasileiros devem ter o seu Plano aprovado.
(Ascom SAAE Casa Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...