sexta-feira, 17 de maio de 2013

Chuvas derrubam casas e barreiras e causam transtornos em Maceió e Recife

Moradores de comunidade que fica às margens da BR-232, em Recife, caminham por rua ilhada As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta sexta-feira (17) causaram problemas em duas capitais do Nordeste: Maceió e Recife. Nas duas cidades, as defesas civis atenderam a várias ocorrências, e os motoristas enfrentaram trânsito caótico.

No Recife, por conta das chuvas, muitos órgãos públicos, escolas e faculdades suspenderam as atividades hoje. A redes municipal e estadual de ensino cancelaram as aulas na capital pernambucana.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco informou que, até às 16h, foram registradas 310 ocorrências. Dessas, foram oito desabamentos e desmoronamentos e 169 resgates.

Até o meio-dia, a Defesa Civil do Recife afirmou ter recebido 173 chamados, sendo três deles para deslizamentos de barreiras. Duas pessoas ficaram levemente feridas. Em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, uma casa desabou e feriu levemente um casal de idosos.

Outro problema registrado por muitos motoristas foram os arrastões em corredores de trânsito. Internautas usaram as redes sociais para denunciar o problema. Segundo a Polícia Militar, foram registradas 10 ocorrências, mas que representaria uma redução à rotina, quando são registradas, em média, 30 ocorrências por dia.

Segundo a Prefeitura do Recife, além da chuva, a maré está alta, o que influencia o nível dos canais, que transbordaram e invadiram avenidas. O trânsito em todas as regiões do Recife é caótico. O túnel do Pina, na região sul, ficou alagado.

A estação central do metrô, no Centro do Recife, também foi tomada pela água nesta manhã, e os usuários tiveram que enfrentar um alagamento de aproximadamente 20 cm altura. A estação Joana Bezerra também registrou alagamentos. Os trens circulam normalmente.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, entre as 5h às 9h desta sexta-feira, choveu quase metade da média histórica para o mês de maio, com registro de 138 mm (cada milímetro corresponde a um litros de água por m²). A média do mês seria em torno de 300 mm. Segundo a Apac, a chuva deve continuar durante o fim de semana, mas em menor intensidade.

Apesar dos transtornos à população, a chuva deve aliviar a preocupação com os baixos níveis dos reservatórios de água. Atualmente, a capital pernambucana e cidades da região metropolitana estão enfrentando racionamento.

Com as chuvas dos últimos dias, a barragem de Pirapama --uma das principais de abastecimento na Grande Recife--, por exemplo, deve aumentar sua reserva de água de 35% para cerca de 50%.

Em Maceió também foram registrados muitos problemas com a chuva que caiu nesta sexta-feira, especialmente na madrugada.

Uma casa no bairro de Ipioca, no litoral norte, desabou e deixou cinco pessoas desabrigadas. Ninguém se feriu. No bairro de Bebedouro, uma barreira desabou e soterrou duas pessoas, que foram resgatadas por populares antes da chegada do Corpo de Bombeiros. No bairro do Jacintinho a Defesa Civil foi acionada para atender a uma ocorrência de uma casa, onde um cômodo desabou, mas n]ao houve feridos.

Assim como no Recife, várias ruas também ficaram alagadas nesta manhã, o que causou congestionamentos. Cinco acidentes foram registrados entre as 7h e 9h da manhã, número acima da média. Ninguém ficou ferido. (Com informações do TNH1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil se torna o país com mais mortes por Covid-19 nas Américas em relação à população

  O Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes por COVID-19 do continente americano em relação à su...